O que é Design de Embalagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que é Design de Embalagem?

Design é uma profissão bem extensa, com muitas vertentes diferentes que trabalham juntos para criar um produto, serviço ou uma solução para um problema. Uma dessas vertentes é o Design de embalagem.

Quando olhamos para um produto com uma embalagem linda que chama a nossa atenção, talvez nem passe pela nossa cabeça a complexidade da construção dela. Tudo é milimetricamente pensado para chamar sua atenção e te fazer desejar aquele produto, e o profissional responsável por isso é o designer de embalagem.

Por ter se tornado um poderoso recurso de marketing, podemos considerar o design de embalagens como parte tanto da disciplina do design quanto do marketing em si.

Uma boa embalagem influencia diretamente no sucesso de vendas de um produto, possibilita alcançar novos mercados e até expandir para outros países. Então é por isso é tão importante procurar entendermos melhor sobre esse universo incrível.

Se você é designer e tem vontade de entender como criar projetos, esse artigo vai te dar uma boa base para entender o que é design de embalagem

O que é embalagem?

A embalagem é o invólucro que proteger um produto. Ela não é o produto em si, e sim o revestimento dele, e serve como um meio de armazenamento e transporte do produto. Também é através das embalagens que o designer consegue criar uma relação afetiva entre o consumidor e o produto. Inclusive, em alguns casos é o único veículo de comunicação de um produto ou até representa a identidade de uma empresa.

O que não é design de embalagem?

Como o designer Raphael Iglesias ensina no seu curso de embalagens, em um produto, nem tudo é papel do designer de embalagem. Isso faz toda a diferença, caso você queira começar a trabalhar com esse tipo de projeto.

Por exemplo: em uma garrafa de água, a garrafa em si é projetada pelo designer de produtos, já o rótulo e a caixa de transporte são projetados pelo designer de embalagem.

Para que serve o design de embalagem?

Ok, mas para que serve o design de embalagem? A sua principal função é, além de propor uma boa comunicação para o consumidor, informar de maneira bem clara as características do produto. Estes dois pontos estão tão conectados que o Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE descobriu através de pesquisas que o consumidor não diferencia a embalagem do seu produto, e considera os dois como a mesma coisa. Outro dado interessante é que estes consumidores identificam a embalagem como o símbolo de um produto.

Talvez uma das principais funções deste design é organizar e exibir dados e informações técnicas do produto, como tabela nutricional, nome técnico, restrições e avisos para alérgicos e pessoas que não devem consumir o produto. Essas informações também devem ajudar o consumidor a identificar cores, sabores, pesos e outra informações de maneira fácil e simples.

Atrair o consumidor ideal (ou público alvo) da empresa

Não basta ser bonitinha, a embalagem tem que levar em conta para quem aquele produto será destinado, e através dos recursos do design, criar uma comunicação atrativa para estes consumidores.

Você pode perceber como embalagens de produtos premium usam cores mais escuras e acabamentos mais brilhantes, ou como rótulos de produtos para crianças são bastante coloridos, com ilustrações e personagens. Isso capta a atenção do cliente certo na hora certa.

Qual a importância do design de embalagem para a empresa?

As empresas que estão à procura de um designer de embalagens buscam por muito mais do que um projeto gráfico. Como já aprendemos, a embalagem, muitas vezes é a alma de um produto, e quando um negócio busca por este profissional, ele está atrás dos resultados que uma boa embalagem pode trazer. E quais seriam?

Fortalecer o reconhecimento da marca

A embalagem em sua essência é uma peça de comunicação que conecta a o produto de uma empresa aos seus consumidores. E é por conta disso que ela deve carregar toda a identidade visual da marca, ajudar os clientes a assimilarem os valores e propósitos da empresa e criar afeição pela marca.

Ajuda a vender mais

Quem nunca comprou um produto pela sua embalagem que atire a primeira pedra, né? E não é à toa! Quando o designer pensa no projeto, ele escolhe cada item ali para tornar aquele produto mais atraente para o consumidor.

Destaque visual

Com tanta variedade de produtos nas gôndolas, ter um bom visual é extremamente importante para a decisão de compra de um cliente. Então é por isso que o design de embalagem ajuda o produto a se destacar e se tornar mais competitivo em relação à concorrência e se posicionar de maneira exclusiva no nicho da empresa.

Quanto ganha um designer de embalagem?

Como o design de embalagem é tão importante para o crescimento e desenvolvimento das empresas, o designer que está pronto pra atender este tipo de demanda tem grandes chances de dar um boom na carreira aumentar seu mix de serviços para além da identidade visual e social media.

Conversando com Raphael Iglesias e Barbara Rodrigues, ambos designers especialistas em embalagem (você pode ouvir as conversas no nosso podcast), ambos relataram que o design de embalagens abriu as portas para o mercado internacional e para projetos até 50% maiores. E quanto ao ganho do designer, é difícil de precisar com exatidão quanto custa um projeto de embalagem, visto que cada caso é um caso, com as suas particularidades e dificuldades, mas o que é certo é que este tipo de projeto se torna bem interessante financeiramente para o designer que está apto a assumir essa responsa.

Onde aprender design de embalagem?

Caso você queira aprender a criar projetos de embalagem. Existem vários caminhos: Você pode fazer uma faculdade de design, pode aprender com cursos livres como o BOX MAP, que é focado 100% no ensino da metodologia da criação de embalagens desde o pedido até a entrega. Inclusive nós do Estúdio já fizemos e super indicamos por ter uma baita metodologia explicada de forma simples pelo designer Raphael Iglesias, que tem um trabalho com embalagens reconhecido e premiado internacionalmente.

Outra maneira de aprender através de livros de design, como estes aqui:

Bom, espero que este artigo tenha matado sua curiosidade sobre este assunto incrível. Não deixe de compartilhar e deixar seu comentário nesse post!