Projeto selecionado pela curadoria World Brand Design

SeedCoin

O SeedCoin é um projeto universitário que propõe uma solução de design para o descarte incorreto de lixo eletrônico no meio acadêmico.
 
O lixo eletrônico é um problema que tende a crescer cada vez mais devido ao crescimento da indústria tecnológica e ao aumento da produção de aparelhos eletrônicos. No entanto, percebemos que muitos esforços têm surgido para enfrentá-lo, tanto em nível governamental quanto social, e nós, como academia, não podemos deixar de contribuir e gerar soluções. 
Por esse motivo, este projeto propôs uma solução inteligente e econômica para o lixo eletrônico no contexto acadêmico, utilizando os recursos disponíveis na universidade, sem gerar custos adicionais, pelo contrário, encontrando incentivos governamentais e privados.
 
Seedcoin moeda sustentável Leo Tavares Designer Gráfico Belém do pará

Conceito

Estávamos em busca de um nane que pudesse ter uma relação direta com sustentabilidade e lixo eletrônico. Escolhemos SeedCoin. Na tradução livre para o português, SeedCoin significa moeda semente.
 
O som do SeedCoin é muito semelhante ao da palavra Bitcoin, que é a moeda digital ou criptomoeda mais conhecida do mercado atualmente. A similaridade de sonoridade permitirá aos alunos associarem o SeedCoin ao conceito de moeda virtual com mais facilidade, e seu nome remete diretamente à causa para a qual foi criado: ressignificar o lixo eletrônico.
A semente é a matéria-prima de uma nova planta e, ao mesmo tempo, o resultado final de um ciclo frutífero. Nos tempos antigos, era usado como moeda de troca entre comerciantes, como pagamento e como alimento. É por isso que apostamos nele como um ícone que representa reciclagem e sustentabilidade;
mão segurando cartão seedcoin projedo de design gráfico de leo tavares Belém do Pará
Acreditamos que o SeedCoin na sua essência pode ser resumido como “uma forma leve e inteligente de pensar sobre a reciclagem”. Por isso, decidimos criar um sistema visual leve, com ilustrações, com elementos coloridos que conectem com esta comunidade.
A ideia é criar um sistema sustentável dentro do ambiente acadêmico, envolvendo a todos e convidando-os a construir o projeto SeedCoin juntos:
Os alunos podem trabalhar diretamente no desenvolvimento da plataforma em troca de bolsas, descontos ou benefícios.
Eles também se beneficiam do uso da plataforma, podendo trocar seus resíduos eletrônicos por sementes, que são as unidades da moeda virtual do projeto, e estas por produtos ou serviços necessários ao dia-a-dia acadêmico.
aplicativo app mobile seedcoin moeda virtual leo tavares
O SeedCoin na prática: 
Os alunos levarão o lixo eletrônico para os pontos de coleta que serão instalados no espaço do campus da universidade e receberão um cartão com o qual acumularão pontos, denominado sementes.
Eles também receberão login e senha para ingressar no aplicativo SeedCoin, onde os usuários poderão consultar seus saldos de sementes, saber como conseguir mais pontos, o que podem consumir com esses pontos ou trocá-los por cursos, seminários, conferências, palestras, oficinas, descontos em cantinas e horários complementares.
interface do App SeedCoin. Ele é um projeto que permite que você troque lixo eletrônico por Seeds (a unidade de SeedCoin), e com eles poder pagar gastos dentro da sua universidade, como biblioteca, xerox, cantina, palestras e etc.

Créditos

Naming: Léo Tavares e Lucas Miranda
Design Gráfico e Identidade Visual: Léo Tavares
Pesquisa e Conceito: Lucas Miranda, Jhony Pantoja, Léo Tavares
Orientadores: Prof. Me. Jorge Duarte
Agradecimento: Prof. Me. Marcus Dickson, Faculdade Estácio do Pará e Carolina Campos

Vamos construir seu projeto juntos?

Vai ser um prazer te ajudar a tirar seu sonho do papel! É só clicar neste botão